O Guia para Principiantes à Vela

Um dos desportos mais antigos do mundo é mais acessível do que se possa pensar

Porque deve aprender a velejar

por Caleb Paine, Medalhista Olímpico de Vela em 2016

Eu cresci em San Diego, e sinto-me como os surfistas falam sobre o surf. “Só lá fora com as ondas, homem . . . .” Na verdade, vivo num barco. A vela é especialmente excitante para os principiantes. Uma das coisas mais fixes é velejar pelo vento acima, mesmo à volta da baía. Vai-se sentir o vento na cara, vai-se ouvir a vela. Aparece um grande barco, e há um velório. Ouve-se as ondas a salpicar e sente-se o calcanhar do barco para um lado. De repente, um par de golfinhos sai da água. E tudo isto é informação sensorial que o ajuda a determinar o que fazer. O som da vela diz-lhe se está a soprar, se não está bem aparada. A forma como a água se move prediz uma mudança próxima do vento. É isso que é especial na vela: A ligação que faz com a natureza é uma consequência de ter feito o barco mover-se. Por vezes, quando se tem tudo perfeito, fica silencioso, e tudo o que se ouve é o casco a atravessar a água e a brisa a passar por si. É primordial. Espiritual, até. Só lá fora com as ondas.

Encontrar um lugar para aprender

Entre a American Sailing Association e a U.S. Sailing Association, os dois principais organismos de certificação, existem algumas centenas de escolas de vela por todo o país – mesmo em lugares inesperados como Oklahoma e Arizona. Os cursos para principiantes duram frequentemente dois dias, pelo que se podem encontrar pacotes de fim-de-semana. Espere pagar cerca de 500 dólares por pessoa. A níveis superiores, a vela dos EUA enfatiza as regatas e a navegação de recreio da ASA, mas as aulas introdutórias são mais ou menos as mesmas.

Entenda o que está a aprender

A vela é rica em jargão, tradição e lenda. Absorverá melhor as complexidades se souber as noções básicas antes do tempo.

Como o Vento Move um Barco
Uma vela cheia de vento forma um aerofólio e impulsiona o barco com elevador, da forma como a asa de um avião o faz (excepto através da água, em vez de para o ar). O trabalho da vela é posicionar, ou aparar, as velas para maximizar a elevação na direcção

Uma vez levantadas as velas usando as linhas – nunca digam “cordas” – chamadas adriças (A), elas são aparadas usando os lençóis (D), que fazem girar a lança (E) entre o porto e o estrelado – ou seja, os lados esquerdo e direito do barco. Num barco de duas velas como este (chamado de declive), a ênfase está na vela principal (B), a vela mais próxima da popa (H), que é a parte mais traseira ou de popa do barco. A vela menor (C), mais próxima da proa (F), à proa, também pivota – mas como novo velejador, estará concentrado na vela principal.

A ideia de base: utiliza-se o leme (G) para mover o leme (I) e inclinar o barco de modo a que este fique perpendicular ao vento. Utilizar as folhas para fazer o ângulo da vela grande de modo a que esta se encha de vento. Na forma de perfil de proa, o ar que se move sobre o lado mais comprido e curvo move-se mais rapidamente do que o ar que flui pelo outro lado, gerando elevação.

Amarrar uma corda

A dada altura, ser-lhe-á pedido que assegure uma linha para um gancho. Eis como, usando um nó simples chamado nó de gancho.

  1. Começando pela buzina mais afastada da carga, enrole a linha à volta das duas buzinas. (Apenas uma vez mais aumenta as probabilidades de encravamento).
  2. Faça pelo menos duas voltas em torno da presilha.
  3. Fixar a extremidade livre da linha, aconchegando-a sob a última volta.

Equipamento

Qualquer skipper que o leve para uma aula terá equipamento de segurança e hardware de navegação. O seu trabalho principal é vestir-se para a ocasião. Por isso: Imagine um marinheiro na sua mente – então não se vista dessa maneira. Não precisa de uma camisola e de um cano em malha de cabo. Verifique a previsão e use as camadas que usaria na terra-mais assegure-se de ter estas quatro coisas.

Sapatos: Dois requisitos para sapatos de convés: Devem ser de grippy e não marcantes. Com uma sola Vibram Wavegrip, a Columbia Men’s Force 12 PFGs ($130) cumpre ambos e oferece uma terceira vantagem: Têm um óptimo aspecto.

Óculos de sol: Os óculos de sol polarizados cortam o brilho para que se possa ver como a água se move, ajudando a ler o vento. A óptica de Costa é inigualável. Recomendamos as suas tonalidades Slack Tide ($259) com lentes espelhadas, que aumentam o contraste entre mudanças subtis nas condições da água.

Luvas: Luvas de vela caras podem empurrar $50. As luvas pesadas Showa Atlas 300 custam cerca de $21 na Amazon por um pacote de 12. Funcionam igualmente bem, e se quiser que as suas pontas dos dedos sejam expostas (para melhorar a destreza), não se sentirá mal em levá-las a uma tesoura.

Corta-vento: Uma camada que possa resistir ao vento não é negociável. O fiorde HP de Helly Hansen ($200) é uma excelente barreira tanto para o vento como para a água, e tem peso suficiente para oferecer um pouco de calor, também.

O Diário de Bordo: O livro de bordo é onde se mantém um registo das aulas que completou e das horas que passa na água. Se alguma vez quiser alugar um barco ou tornar-se um instrutor, é uma forma útil de demonstrar experiência. E mesmo que não o faça, manter um registo tangível das suas realizações é um prazer subestimado. Recomendamos The Ship’s Log from Weems & Plath ($27), cujo fundador, P.V.H. Weems, ensinou a navegação a Charles Lindbergh.

Perguntas de Marinheiro Principiante

E se houver uma rajada de vento? Será que o barco virará?

Quando há uma grande rajada de vento, simplesmente transforma-se em vento, o que pára o barco. E felizmente, o lastro pesado debaixo do casco de um barco de quilha torna-o bastante difícil de virar de quilha. Assim, enquanto uma rajada forte pode fazer com que o barco se incline, ou se incline, você ficará bem.

Será que vou ficar enjoado?

Poderá – embora enquanto aprende, estará perto da costa, e ser capaz de ver terra geralmente ajuda. Se estiver prestes a vomitar, para benefício de todos os envolvidos, dirija-se para o lado de sotavento do barco.

Se eu cair borda fora, será que o barco consegue regressar a tempo de me salvar?

Faça saber que bateu na água e alguém lhe atirará um dispositivo de flutuação (se ainda não estiver a usar um). Depois, vai parecer brevemente que o barco está a velejar para longe. Não se assuste. Só leva tempo a dar a volta a um veleiro.

Quanto é difícil trabalhar as velas?

As velas cheias de vento podem levar muita força a gerir, mas ferramentas como roldanas e guinchos dão aos marinheiros uma vantagem mecânica. Como uma perseguição casual, qualquer um pode navegar. (A regata é outra questão).

Deve Comprar um Barco?

Na verdade, sim. Se tiver mesmo interessado, um bom ponto de entrada para a modalidade é um Sunfish, um bote de 14 pés com uma única vela. Novo, um Sunfish pode ser comprado por cerca de 4.500 dólares.

Related Posts