As 9 dicas mais importantes que deve saber sobre como aprender a velejar

Aprender a velejar pode ser o início de um estilo de vida totalmente novo e muito excitante. Tal como andar de bicicleta, uma vez que se aprende, tem-se uma actividade em que se pode participar para sempre. Aprender a velejar dá-lhe a capacidade de sair para a água e desfrutar de uma liberdade especial que é ao mesmo tempo relaxante e estimulante. Além disso, participa numa actividade “verde” que não utiliza combustíveis fósseis para a propulsão, porque os veleiros podem ser propulsionados unicamente pela energia eólica. Confira os nossos conselhos de navegação à vela enquanto respondemos a algumas das perguntas mais populares sobre navegação abaixo:

Onde se pode aprender a velejar?

Existem muitas escolas de vela comerciais como a Offshore Sailing School, e muitas escolas de vela comunitárias nos Estados Unidos, localizadas em marinas e ao longo das margens de vias navegáveis populares. Tudo o que tem de fazer é o Google “aulas de vela” e terá um monte de nomes para pesquisar. Há também clubes náuticos, tradicionalmente em áreas metropolitanas, que oferecem aulas de vela. E alguns clubes de iates privados abrem as suas portas a não-membros que desejam aprender conhecimentos básicos de navegação à vela.

Onde estão os destinos mais populares para aprender a velejar?

Uma das melhores formas de aprender a navegar é fazê-lo nas férias, longe do trabalho e de outras questões quotidianas que distraem. Poderá querer encontrar uma escola de vela que se encontra num grande corpo de água como o Golfo do México, um dos Grandes Lagos, a Baía de Chesapeake, ou outros lugares com bons resorts e marinas que conduzem a boas áreas de navegação à vela, bem como outras actividades a realizar quando se tem algum tempo livre.

Em corpos de água maiores, os ventos tendem a ser mais consistentes, e as áreas à vela são suficientemente grandes para permitir muitas manobras sem encalhar. Algumas escolas de vela estão localizadas em portos, ou em rios e pequenos lagos, e isso também é bom para a aprendizagem, mas de um modo geral, os barcos utilizados para o ensino nestes cursos de água são relativamente pequenos, e os ventos podem ser muito instáveis, especialmente se houver montanhas e edifícios altos à volta.

Um dos locais mais populares para velejar são as Ilhas Virgens Britânicas, não só devido à sua beleza. Este paraíso tropical tem muitas águas abertas para uma navegação fácil e ancoradouros protegidos para ficar quando não se navega à vela. Aqui o sol brilha sempre, o vento é constante, e a água é quente. Esta é uma grande área para avançar as suas capacidades de navegação à vela para o nível seguinte – aprender a manejar um grande barco de cruzeiro.

Quando é a melhor altura para aprender a velejar?

Na Escola de Vela Offshore temos operações durante todo o ano em SW Florida e nas Ilhas Virgens Britânicas que servem aqueles que querem aprender numas férias experimentais, por isso, qualquer altura é a melhor altura. Mas se estiver à procura de aulas perto de casa e viver em climas do norte, tudo depende quando as escolas de vela da sua área estão abertas para negócios. A primavera e o outono costumam ter os melhores ventos para a aprendizagem. Durante o calor do Verão, os ventos podem ser calmos, desde o final da manhã até à tarde, quando a brisa que sai das margens quentes através de águas mais frescas começa a fazer efeito. Mas mesmo que não se tenha muito vento, ainda há muito para aprender.

Quanto custa aprender a velejar?

O que é que isso vale para si? Se quiser apenas tentar velejar, pode provavelmente ter uma aula de uma ou duas horas por $45 a $75 por hora, talvez até menos. Mas para realmente “aprender” a lidar com um veleiro, é importante olhar para opções que se possam adequar aos seus objectivos. Algumas escolas têm cursos de fim-de-semana ou mais curtos por cerca de $300, outras custam muito mais, mas tudo se resume a “receber aquilo por que se paga”. Na Escola de Vela Offshore um pacote de férias com o seu curso, livros escolares e alojamento em estâncias turísticas de 2 noites para um curso de dois dias Learn to Sail get-away custa cerca de $1,500.

Importa o tipo e tamanho do barco em que se aprende a velejar?

Sim, é verdade, em grande medida. Se tudo o que quer fazer é navegar de uma praia, pode aprender em pequenos barcos de prancha central e catamarãs. O que é um bote de centro de mesa? É um barco de cockpit aberto adequado para apenas uma ou duas pessoas sentarem-se, geralmente com apenas uma vela.

Quando a vela de um veleiro se enche de vento, o barco vai aprender longe do vento, e precisa de peso debaixo do casco (a parte do barco em que se senta ou fica de pé), para contrariar a força ou o empurrão do vento. Assim, baixa-se o centro da prancha quando o barco se inclina (“calcanhares” em fala à vela) para evitar que o barco se vire.

Enquanto as crianças pensam que virar de quilha é divertido, não conhecemos muitos adultos que apreciam esse aspecto da vela, por isso recomendamos a aprendizagem num “barco de quilha” seguro e estável, como um Colgate 26. Um “keelboat” é um veleiro que tem uma saliência em forma de barbatana (normalmente chumbo) afixada no fundo do casco. Quando as velas se enchem de ar e o barco se inclina (saltos), a quilha é forçada a levantar-se na água na direcção oposta das velas, e porque tem peso dentro dela, a quilha quer permanecer na água e, portanto, evita que o barco se incline demasiado e acabe por se encher de água.

Veleiros como o Colgate 26 são concebidos de modo a não poderem virar, por muito que se tente. Mas não é apenas a quilha que o mantém na vertical, é também a forma como gere as velas, que é um factor tão importante para aprender a velejar. Chamamos a isto “aparar” as velas, e é-lhe ensinado quando deve soltar as velas, o que permite que parte do vento saia das velas, e reduz as forças que fazem o barco inclinar-se.

Também se quer aprender a fazer um veleiro andar depressa, e alguns veleiros mais velhos não têm as características que realmente fazem a adrenalina andar quando se tem as velas aparadas para velocidade. Sem ter mais técnica aqui, basta perceber que o divertimento de aprender a velejar é estar num veleiro confortável, rápido e muito seguro, que tem muito espaço para si, para os seus companheiros de tripulação e para o instrutor.

É difícil aprender a velejar?

Nem por isso. Ao longo dos muitos anos que temos vindo a ensinar vela, o único comentário que ouvimos daqueles que estão a contemplar a possibilidade de tentar velejar, é “parece difícil de fazer”. Não é verdade. Bem, não é verdade depois de se fazer um pouco de estudo. E é esse o nosso trabalho, tornar esse estudo fácil.

Algumas das palavras usadas na descrição de veleiros, velas, e como manobrá-los vêm do velho mundo navegando. Assim, a linguagem da vela é um pouco diferente, e há novas palavras a aprender que descrevem partes de um veleiro e das suas velas, e manobras e direcções que um veleiro pode velejar. Por exemplo, um barco não pode velejar directamente ao vento, porque isso significa que não há ângulo para o vento bater e encher as velas. Assim, tal como uma bandeira, as velas vão flutuar para longe do vento e o barco não avançará. A isto chama-se estar “em ferros” – como um prisioneiro que não pode mover as suas pernas ou braços por causa de grandes algemas de ferro.

Ao inscrever-se num curso de vela com a intenção de obter certificação de vela, capaz de velejar o barco por conta própria, deve ser-lhe enviado ou entregue um livro de texto, e deve ser ensinado por um instrutor certificado US Sailing ou ASA. Também é útil se o barco em que aprende tem todos ou a maioria dos seus ajustes etiquetados com as novas palavras que vai aprender. Mais importante ainda, pedimos-lhe que verifique a escola de vela e descubra se o curso inclui tempo de aulas antes de sair para a água todos os dias. E recomendamos-lhe que faça alguns estudos com antecedência, leia todo o livro didáctico se tiver tempo.

Embora a vela não seja perigosa de forma alguma, é necessário conhecimento e prática para saber como lidar com diferentes forças de vento e condições de ondas. Professores, pilotos e engenheiros universitários dir-lhe-ão que a melhor maneira de aprender é envolver técnicas de aprendizagem “visual,” “auditiva,” e “táctil”. Isto envolve ler o livro didáctico (visual), assistir a sessões em sala de aula (auditivas) e depois entrar a bordo do barco e praticar de forma prática (táctil) o que se aprendeu lendo e tendo um instrutor a usar auxiliares de sala de aula. E quando se aprende a velejar desta forma, está-se a obter o Monty completo da instrução de velejar!

Como é que escolho uma escola de vela?

A palavra de boca em boca é a sua melhor fonte. Pergunte às pessoas com quem trabalha e aos seus amigos se eles navegam ou conhecem outras pessoas que navegam. Se o fizerem (e apostamos que encontrará pelo menos um nesse grupo), são provavelmente muito bons embaixadores para uma ou mais escolas de vela a que foram ou ouviram falar. Veja os anúncios em revistas de vela, como Cruising World, Sail, Sailing, and Latitude 38. Google “aulas de vela” ou “escolas de vela” e veja o que aparece na sua área. Depois vá aos seus websites e veja se o que eles ensinam, como ensinam, e no que ensinam é a mistura certa para si. É também importante descobrir se os seus instrutores são certificados e por quem, e que tipo de formação de vela tinham antes de começarem a ensinar.

Então porque devo aprender a velejar se não quero comprar um veleiro e não conheço ninguém que tenha um veleiro?

Ah, essa é a pergunta de 64 milhões e a resposta é fácil! Aprender a velejar é o primeiro passo num conjunto de blocos de construção divertidos que irão, de facto, mudar a sua vida. O passo seguinte é aprender a manejar um veleiro que se pode navegar e viver a bordo por períodos curtos ou longos. E uma vez que o faça, as oportunidades de férias são infinitas. A sério? Sim, porque há muitas grandes companhias de charter que têm frotas de iates de cruzeiro para alugar (chamado charter), nos EUA, Canadá, Caraíbas, Grécia, Croácia, Tailândia, Tahiti, e muitos outros lugares em todo o mundo.

Pode alugar um desses barcos com um capitão contratado, se quiser apenas experimentá-lo antes de tomar a rota de aprender a navegar, mas a verdadeira alegria vem quando pode tomar o leme e ser o seu próprio capitão. Isto chama-se fretamento “bareboat”, mas nada está “nu” sobre o veleiro. Tudo o que precisa para desfrutar da vida a bordo é fornecido pela companhia de fretamento.

Há algum benefício em aprender a velejar num barco mais pequeno?

É muito importante ter o básico de navegar num pequeno barco de cockpit aberto onde se está perto da água e se pode ver e sentir imediatamente a reacção do barco quando se passa por manobras. Os barcos maiores não lhe dão esse tipo de feedback imediato. Até os marinheiros profissionais de maxi barcos lhe dirão para aprender a navegar em barcos pequenos primeiro. Porquê? Porque os barcos de cruzeiro são muito mais pesados e assim reagem mais lentamente. É realmente fácil sobrevoar um barco de cruzeiro, virar demasiado longe e depois ter de corrigir em excesso para voltar à rota que deseja.

Assim, depois de dar o primeiro passo, e obter o que a indústria chama de certificação “Basic Keelboat”, o passo seguinte é ir para uma escola de vela que utiliza barcos de cruzeiro com pelo menos 35′ de comprimento, de preferência maiores, e aprender não só a lidar com o veleiro maior e mais pesado, mas também com os vários sistemas a bordo. Tudo o que absorveu no curso de aprendizagem de vela voltará automaticamente para o veleiro de maiores dimensões.

A sua adaptação ao estilo de vida à vela será muito mais fácil à medida que aprende as nuances da navegação e do cruzeiro. Quando aprende a manejar um barco de cruzeiro está a adquirir as competências e conhecimentos para a certificação “Bareboat Cruising”. Todas as principais companhias de charter nos EUA e Caraíbas reconhecem a certificação US Sailing e ASA Bareboat Cruising.

Related Posts